Durante um ano, uma menina de 6 anos deixava pão quase todas as semanas numa campa: a mãe acreditava que a filha alimentava apenas os passarinhos…

Querido diário,

Já passou mais de um ano desde que perdi o Tiago. Enterrar o meu marido foi como arrancarem uma parte de mim, e parece que o tempo parou naquele dia. A casa ficou grande demais, vazia, tão silenciosa só para mim e para a minha filha, Madalena. Ela só tinha cinco anos quando tudo aconteceu e, tantas vezes, olhava para mim com aqueles olhos grandes a perguntar: Mamã, quando é que o pai volta?. Custava-me tanto encontrar palavras.

O tempo foi passando e estabelecemos um ritual amargo, mas nosso. Todos os domingos íamos ao cemitério.

Saíamos cedo, com o sol ainda tímido sobre Lisboa. Eu levava sempre um ramalhete de cravos ou margaridas, nada de especial, só algo simples. A Madalena caminhava agarrada à minha mão, tão pequenina ao meu lado. Demorávamos uns vinte minutos: primeiro uma rua habitualmente silenciosa, depois uma avenida ladeada de plátanos e, finalmente, aquela velha grade enferrujada do cemitério de Prazeres. A minha filha quase nunca dizia nada nessas manhãs. Olhava o chão e apertava os dedos fininhos à minha volta.

Comecei após alguns meses a notar algo estranho. Antes de sairmos, a Madalena pegava sempre em pedaços de pão da mesa pão de Mafra ou umas carcaças do dia anterior. Se não havia em casa, insistia para irmos comprar à mercearia da D. Lurdes. No início, não dei importância. Achei que queria dar de comer aos pardais ou pombos do cemitério.

Contudo, nunca via aves por ali. E ela, cuidadosamente, deixava o pão não só na campa do pai, como também naquela mesmo ao lado, bem antiga, com a pedra gasta e uma fotografia desbotada. Alinhava os pedacinhos de pão com uma precisão que chegava a comover. Depois afastava-se em silêncio.

Assim foi ao longo de quase um ano.

Um domingo, não resisti. Quando a Madalena pousou de novo o pão sobre aquela campa, perguntei baixinho:

Filha, esse pão é para os pássaros?

Ela respondeu-me com uma serenidade desarmante:

Não, mamã.

Então é para quem?

Jamais esquecerei o que vi nos seus olhos naquele momento.

A Madalena olhou para a fotografia da senhora na campa e disse, como se dissesse a coisa mais simples do mundo:

É para a avó que ali está. Nesse dia estava cheia de fome.

Fiquei estática.

Continuou, contando que no dia do funeral do pai, viu uma senhora muito velha, sentada num banco, muito pálida, a pedir, baixinho, um bocadinho de pão aos que passavam. Dizia que não comera nada o dia todo. Ninguém ligava. Ela, com o pão que lhe tinha dado para lanchar, foi até à senhora e deu-lho.

A senhora sorriu e agradeceu. Depois já não a viu mais. Mas, dias depois, ao passar na mesma campa, reconheceu a fotografia: era a senhora do banco. E a Madalena decidiu que, se calhar, lá do outro lado também podia ter fome, então passou a deixar-lhe sempre pão.

Apertei-a contra mim não sabia o que dizer. O que me tocou não foi tanto a história, mas a certeza e doçura serena com que Madalena falava. Para ela, aquilo era apenas um gesto simples, natural.

Nunca mais questionei. Domingo após domingo, voltámos a atravessar Lisboa com o nosso ramalhete e o pão guardado num saquinho. E a Madalena continua, com aquelas mãos de menina, a dispor cuidadosamente cada pedacinho sobre a velha pedra fria.

Оцініть статтю
Додати коментар

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!:

seventeen − 9 =

Durante um ano, uma menina de 6 anos deixava pão quase todas as semanas numa campa: a mãe acreditava que a filha alimentava apenas os passarinhos…
Аз съм най-голямата сестра в голямо българско семейство – грижех се за всички, приготвях храна, водех братята и сестрите си на детска градина и училище. Родителите ми никога не ме питаха дали искам това или не. Нямах почти никакви приятели, защото не намирах време да се виждам с тях. В училище връстниците ми ми се присмиваха, казвайки, че единственото, което умея, е да сменям памперси на деца. Чувствах се много зле и често плачех, а баща ми ме виждаше и ме биеше с колана, настоявайки да се отърва от “глупости”. Не съм имала истинско детство. След като завърших осми клас, родителите ми сами решиха, че трябва да уча за готвач в местната гимназия, за да бъде цялото семейство нахранено. Три години по-късно започнах работа в сладкарница. Баща ми ме караше да крада храна, а аз отказвах. Майка ми ме нарече егоистка, защото според нея всички били гладни заради мен. Дори ми взеха първата заплата. При втората избягах от дома и се качих на първия влак – не ме интересуваше къде отивам, стига да се измъкна от този кошмар. Знаех, че ако остана, ще съсипя живота си. Беше трудно, но да бъда роб в дома на родителите си беше още по-тежко. Реших твърдо да следвам мечтите си, колкото и да ми коства. Миех подове, чистех, и постепенно ме допуснаха в кухнята. Спестявах дори когато заплатата ми нарасна няколко пъти, защото мечтаех за собствено жилище, където да бъда господарка на себе си. През цялото време живеех с една възрастна жена, която ми вземаше символичен наем, а аз ѝ помагах с домакинството. Тя ми беше като семейство – винаги след работа ме посрещаше с билков чай и домашна баница. В тези моменти бях най-щастлива. Скоро срещнах бъдещия си съпруг. Нямахме сватба – просто се подписахме в общината и после заживяхме с родителите му. След няколко месеца ни се роди дъщеря, после и син. Започнах да мисля за собствените си родители. Говорих с мъжа си и решихме да ги посетим. Купих торби с подаръци и се подготвих за пътуването. Когато ме видяха, започнаха да ми се карат. Братята ми пиеха, сестра ми също. Мама и татко дори не забелязаха, че не съм сама. Не погледнаха внучетата си, просто ми затвориха вратата пред лицето. Може да кажете, че съм дребна, но се обърнах и си тръгнах. Взех си подаръците обратно. Дори не отидох на погребението, когато починаха.